sexta-feira, dezembro 22, 2006

O José do Presépio: Uma Lenda de Natal


Em 1982, Henrique tinha 8 anos de idade, morava em Curitiba e tinha um problema: sua mãe, dona Sandra, era viúva e seu pai morreu antes dele nascer. Por isto todos os Natais, este garoto, sentia a falta da presença do seu pai, que tinha o nome de Jonilson. Para se consolar, o menino só tinha uma foto deste seu pai, que ele acariciava o tempo todo.Um certo dia, Henrique chegou para a sua mãe e perguntou:
- Mãe, como você conheceu o pai?
Então, ela respondeu:
- Eu conheci o seu pai numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, em 1972, bem na época do Natal. Lá, fui assistir a uma peça sobre o nascimento de Jesus e seu pai fazia o papel de José. Então, depois desta apresentação, eu fui parabeniza-lo pela actuação e me apaixonei por ele . Desta forma, namoramos e nos casamos em 1974. Assim, o garoto fez outra pergunta:
- Mãe, como é que o pai morreu?
Desta maneira, Sandra respondeu:
- Seu pai morreu de uma doença chamada leucemia, que é um tipo de cancro no sangue, bem na época em que eu estava grávida de ti.
Após isto, Henrique foi ao seu quarto e rezou:
- Pai do Céu, neste Natal eu não quero ganhar brinquedos, eu somente quero uma coisa: ver o meu pai, que morreu há muito tempo atrás.
Então, alguns meses se passaram e o Natal de 1982 se aproximava. Assim, Henrique foi convidado para ver a peça do nascimento de Jesus, que seria realizada bem na praça do seu bairro. Chegou o grande dia, mas a personagem que iria fazer o papel de José passou mal. A equipa teatral já estava desesperada, quando, de repente, apareceu um desconhecido vestido a carácter, que chegou para o director e disse:
- Boa-tarde, senhor director!
- Eu sei o que aconteceu com o actor, que iria representar a personagem José, por isto estou aqui. Eu também sou actor e já representei o José do presépio, em 1972.
Deste jeito, o director aceitou que o actor desconhecido actuasse na peça.
Então, na praça, as cortinas abriram-se e a peça do Natal começou.
Henrique prestou atenção em tudo mas espantou-se com a personagem José, e pensou:
- Nossa!- Esta personagem que faz o papel de José é a cara do meu pai, que está naquela velha foto.
Após, a apresentação, Henrique estava a dirigir-se para a sua casa. Quando, de repente, escutou uma voz:
- Henrique!
Assim, o garoto olhou para trás e exclamou:
- José do presépio?!
Então, este actor falou:
- Para você eu sou muito mais do que o José do presépio...
Desta maneira, o menino indagou:
- Como assim?
Deste jeito, o actor disse:
- Eu sou uma pessoa que você gostaria de conhecer pessoalmente, mas que nunca teve uma oportunidade... Na verdade, eu já estou numa outra dimensão ... Mas, como você pediu ao Pai do Céu para me ver neste Natal, ele concedeu que eu descesse à Terra...
Então, lágrimas caíram do rosto de Henrique, que abraçou o homem, exclamando:
- Pai! Ver-te é o presente que eu pedi a Deus. Desta maneira, Jonilson disse:
- Agora preciso de ir embora. Mas, eu sempre estarei olhar-te do Céu. Após falar isto, Jonilson desapareceu na frente do seu filho.
Com certeza, este foi o Natal mais inesquecível de Henrique.

Texto de Luciana do Rocio Mallon

Etiquetas: , ,